Tenham bom senso

"Não é porque eu escrevo sobre drogas, alcoolismo, mulheres fáceis, noites difíceis, depravação e sexo sem compromisso que eu sou um completo desregrado. Compreendam o limite entre realidade e ficção ou simplesmente morram nesse mundo politicamente correto que lhes consome. A arte imita a vida e vice versa, mas isso nunca será uma regra"


domingo, 10 de novembro de 2013

A reportagem sobre o Graffiti

O meu interesse pela pauta sobre graffiti vem de muito tempo. Lembro quando eu voltava da escola com meus 12 anos e no muro de uma escola próxima da minha casa na Zona Norte de Porto Alegre um rapaz marcava as paredes do ginásio com algo semelhante a um pedaço de carvão. Parei do outro lado da rua e fiquei observando. Ele desenhava muito bem. Os traços arredondados de uma parte daquele paredão branco e todo rabiscado de pichações foi sendo preenchido. Tão logo concluiu o desenho marcado a carvão, reconheci o rapper norte americano Tupac Sakur, o “2Pac”, o mesmo de um pôster que estampava a parede do quarto que dividia com meu irmão mais velho. 

O rapaz parou, analisou, fez mais uns rabiscos e abriu a mochila que estava ao lado tirando as latas de tinta spray. Começou um carnaval de cores que ilustravam aquela enorme parede branca e, sem notar, surgiram mais de 20 pessoas ao redor observando. Uns contrariando a obra e fazendo caras e bocas, e outros parabenizando o jovem pelo belo desenho. Bem abaixo da pintura, beirando o chão assinou: “Gringo”. Semanas mais tarde, todos os espaços estavam preenchidos e, o mais interessante era que os pichadores não riscavam por cima do graffite

Mais semanas se passaram e os responsáveis pela escola pintaram todo o paredão de novo. Voltaram às pichações, mas voltou também a arte do graffiteiro com novas imagens. Depois desta, a escola não voltou a pintar. Minha única frustração de escrever essa reportagem foi que, por mais que eu tenha procurado, não consegui encontrar o tal Gringo para entrevistar. 

Um comentário:

  1. Lembro bem deste episódio.
    Parabéns pelo texto enxuto, objetivo e com vários viés para boas reflexões( nota que há varios detalhes que podem levar a considerações. Por exemplo, por que a escola não pintou a escola pela segunda vez...).

    ResponderExcluir